Neste sábado, 5, o Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, receberá a Orquestra e o Coro do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, na estreia da "Turnê da Liberdade". Cerca de 150 jovens instrumentistas e cantores irão se apresentar, sob regência do maestro Marcos Rangel. O concerto começa às 20h e a entrada é gratuita. Os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla (sympla.com.br).
A "Turnê da Liberdade" Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, passará ainda por Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20), numa grande celebração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.
Música brasileira.
O concerto sinfônico terá obras marcantes de compositores brasileiros contemporâneos, como "É doce morrer no mar", para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer, "'Stamos em pleno Mar", do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, "Traços Brasilis", do baiano Wellington Gomes, e "Canticum Naturale", do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical. A peça terá solo da soprano Emyle França.
A apresentação também trará compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o "Romance op. 11 para violino e orquestra", e Robert Schumann, com o "Concerto para violino e orquestra em ré menor". As peças de Dvořák e Schumann terão como solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel.